Constelação Familiar Sistêmica

Como entender a Constelação Familiar?

O preconceito

Chama-se preconceito associar algo que desconhecemos a algo que conhecemos – ou, pior ainda, a algo que igualmente desconhecemos.

Há preconceitos positivos e negativos. Despertamos de ambos quando conhecemos melhor o que desconhecemos: por exemplo, quando, passada a paixão – que é também um preconceito – vemos e temos de ver a outra pessoa como ela realmente é, em sua diferença.

Isso prepara o caminho para uma avaliação que se abre para o outro e nos permite passar da estreiteza anterior para a abertura e a amplidão.

O preconceito sempre resulta de estreiteza e de juízos baseados em ideias e imagens familiares, portanto, limitadas. Isto é, aliás, o que acontece a todo juízo de valor, positivo ou negativo, pois separa uma coisa de outra e se fecha naquilo que o contraria.

Pelo juízo de valor introduzimos diferenças para explorar a multiplicidade. Isto, contudo, envolve apenas o intelecto, não a alma.

Entretanto, é a alma que une os opostos e justamente nisso mostra a própria amplitude e força.

O que mais nos estreita é, naturalmente, o preconceito negativo ou juízo de valor, porque geralmente vem acompanhado de um sentimento de superioridade. Frequentemente, também traz consigo o sentimento de indignação, associado a pensamentos e desejos de vingança.

Muitos preconceitos e juízos de valor resulta de olharmos os outros pelo viés da nossa consciência, que divide as pessoas entre as que podem pertencer e as que devem ser excluídas.

Eles também resultam de pensarmos que as pessoas diferentes são livres e que, se tivessem boa vontade, seriam iguais a nós. Mas nem eles nem nós somos livres, com nossos preconceitos e juízos de valor.

Como eles, estamos enredados de muitas maneiras nos destinos de nossos antepassados e de nossos grupos.

Quando nos damos conta disso, ficamos cuidadosos e tolerantes, tanto em relação aos outros quanto em relação a nós mesmos e a nossos julgamentos. então, talvez, consigamos esquecê-los.


Isabela Couto | Psicanalista| Constelação Familiar com Treinamento pelo #IDESV|


Atendimento Online com Bonecos

Textos/Estudos da Isabela

Youtube

Whatsapp

Instagram

Mini-curso Gratuito|10x Mais Resultados com a sua Constelação Familiar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 5 de maio de 2018 por em Emaranhamentos, Sem categoria, Sucesso, Vínculos.
%d blogueiros gostam disto: