Constelação Familiar Sistêmica

Como entender a Constelação Familiar?

A grandeza

A grandeza

Grande é apenas aquele que se sente igual aos outros, pois a maior grandeza que possuímos é aquilo que partilhamos com todos os seres humanos. Quem sente essa grandeza dentro de si e a reconhece se sabe grande e ao mesmo tempo conectado à todos os outros seres humanos. Quando alguém reconhece tal grandeza dentro de si também a reconhece em todos os outros seres humanos e sabe e sente ser igual a eles.

Por isso ele pode confessar essa grandeza sem preconceito, pois esta não o exalta e sim o torna igual. Com isso ele confirma a grandeza dos outros perante eles próprios, e estes confirmam a grandeza dele perante ele mesmo.

Ele ama os outros na grandeza destes e é amado por eles devido a sua própria grandeza. Por isso essa grandeza une todos os seres humanos com humildade e amor.

Quem se exalta sobre outros perde a ligação com estes. Ele se retrai dele e eles por sua vez se retraem. Por isso essa presunção causa solidão e desconfiança. Quem se exalta deve temer que os outros o rejeitem, que esperem secretamente que caia de sua altura presunçosa, até que volte a ser igual aos outros.

Sim ele mesmo espera secretamente por essa queda porque a própria alma não suporta essa presunção a longo tempo. Ele acaba cometendo erros incompreensíveis a estranhos mas que estão em harmonia com a sua alma.

Não conseguimos suportar por muito tempo a grandeza que nos eleva sobre os outros. Nem os outros conseguem suportá-la por muito tempo.

Porém, também aquele que se humilha e se coloca abaixo dos outros perde a ligação com eles. Os outros sentem a presunção nessa espécie de humildade bem como a recusa de fazer aquilo que é adequado e que honra a grandeza humana.

A verdadeira grandeza é exigente, porém de uma maneira benfazeja, pois do mesmo modo que ela reconhece os outros, espera esse reconhecimento também por parte deles.

Essa exigência beneficia a todos. Ela une onde a exigência presunçosa ou a que se recusa a ação grandiosa separa.

Faz parte da grandeza que eu reconheça em mim aquilo que de especial me foi dado e, ao mesmo tempo, aquilo que é especial em cada outro ser humano. Por isso também o especial é algo comum a todos os seres humanos e une, ao invés de separar, porque também o especial está a serviço do todo. por isso o especial é – mesmo onde parece ser diferente, no todo, igual a qualquer outro.

Bert Hellinger, LSC p. 13

Isabela Couto | Psicanalista | Constelação Familiar com Treinamento pelo IDESV


 

Atendimento Online com Bonecos

Textos/Estudos da Isabela

Youtube

Whatsapp

Instagram

Mini-curso Gratuito|10x Mais Resultados com a sua Constelação Familiar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 27 de junho de 2018 por em ALMA, Sucesso.
%d blogueiros gostam disto: